terça-feira, 24 de abril de 2012

Dicas para vencer a timidez

Reações: 

 Domine a ansiedade
Tente aprender a relaxar, utilizando-se de técnicas simples de respiração que envolvem a inspiração e expiração lenta e profunda.
EX.: Em ocasiões que você fica nervoso, como entrevista de emprego ou decisões difíceis de tomar, a inspiração e expiração ajudam bastante.

 Enfrente situações temidas
Procure a exposição lenta e gradual às situações que geram ansiedade, analisando friamente o seu desempenho e congratulando-se pelos sucessos com o mesmo rigor que se pune pelos fracassos.
EX.: Reconheça seus erros e acertos, coloque-se em desafios!

 Aprenda a receber e fazer elogios
Comece uma conversa com elogios simples do tipo “Que roupa bonita você está usando” ou “Você é uma vendedora muito atenciosa”. Poucos resistem a um bom elogio. Aprenda também a receber elogios, evitando justificativas do tipo “Imagine, é apenas impressão sua”.
EX: Elogio é diferente de inveja! Saiba distinguir essas 2 situações. As vezes confundimos e chegamos a ser grosseiros com as pessoas que nos elogiam.
 
Pare de esperar o pior
Pensamentos negativos somente atraem conseqüências negativas, e fazem com que o tímido já entre derrotado em todas as situações. Procure policiar os pensamentos “pré-situação”, durante a situação e “pós-situação”, e tente lembrar-se das vezes em que esperou o pior e “não foi tão ruim assim”. 
EX.: As vezes os objetivos nem chegam a ser cumpridos porque somos negativos. Poderíamos até acertar, mas por conta dos pensamentos de fracasso o pior acaba acontecendo.
 
Seja menos perfeccionista
Pare de esperar que suas piadas sejam “super-engraçadas”, suas colocações geniais e sua presença seja marcante. Pessoas que se levam muito a sério correm maior risco de “cair do cavalo”. 
EX.: Aprenda a rir de si mesmo. Leve na esportiva aquelas brincadeiras que te deixam chateado. Quando levamos tudo a sério, somos mais tristes e chateados do que felizes.
 
Aprenda a ser rejeitado
Não dá para agradar a todos, ninguém jamais conseguiu esta proeza. Procure trabalhar este medo exagerado de rejeição. Assim como você reserva-se o direito de escolher com que anda, permita que os outros também o façam. 
EX.: Assim como nos limitamos a não fazer certos tipos de amizades, devemos respeitar também aquelas pessoas que não escolheram você como amigo. O mundo não gira ao nosso redor, ninguém é obrigado a gostar ou não de alguém.
 
Encontre seu próprio estilo
Procure explorar suas qualidades, desenvolvendo um estilo próprio que certamente atrairá a atenção das pessoas. Se suas piadas não têm graça, assuma este fato e explore esta “qualidade”. A maioria dos habitantes deste planeta prefere mil vezes uma pessoa autêntica do que um batalhão de pessoas falsas e sem conteúdo.
EX.: Seja você mesmo. Quando isso não acontece acabamos transparecendo um perfil falso, podendo até afastar as pessoas de nós.

0 comentários:

Postar um comentário

COMENTARIOS :*

 

"Infelizes são aqueles que... Copyright © 2012 Design by Antonia Sundrani Vinte e poucos